Submissão de Novos Projetos

Todo Projeto de Pesquisa, Ensino ou Extensão, inclusive os Relatos de Casos, a serem desenvolvidos no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidas as atividades conforme o tipo de estudo descrito abaixo e serem submetidos à aprovação da Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) do HUM.

 

Projetos com intervenção nos setores do HUM (entrevistas e/ou procedimentos)

Os projetos deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidos as atividades e obter a ciência das chefias conforme categorias descritas abaixo:

  • Projetos que envolvem procedimentos com os pacientes deverão obter ciência tanto da chefia médica como da enfermagem
  • Projetos com entrevistas de profissionais da saúde e/ou familiares de pacientes deverão obter ciência apenas da chefia da área de aplicação do profissional;
  • Projetos que utilizarão dados de formulários dos setores que não constam em prontuários deverão obter ciência da chefia imediata do setor.

Projetos com dados retrospectivos de prontuários

  • Não necessitarão obter a ciência da chefias do Serviço de Prontuários (SPP) e nem dos setores dos estudos.

(*) Responsáveis dos setores autorizados a assinarem as cartas de submissão (LISTA DE CONTATOS).

PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

1. O projeto deverá constar as seguintes informações:  Nome da Instituição, Título, Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia contendo informações dos dados a serem coletados, Fonte dos Recursos Financeiros, Modelo de Questionário (se for o caso), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Dispensa de Consentimento Livre e Esclarecido (TDCLE) e Cronograma de Execução. Para Relatos de Caso, seguir o modelo para Relato de Caso Clínico (acessar o link abaixo).

2. Preencher o Formulário de Solicitação de Atividade

3. Enviar para o email: coreahum@gmail.com os seguintes documentos em PDF

a) Cópia digitalizada do Projeto completo;

b) Cópia digitalizada da Carta de Submissão de Projeto para apreciação da COREA assinada pelo pesquisador/orientador responsável e responsável do setor dentro do HUM (Carta de Submissão de Projeto para Apreciação da COREA).

4. O Projeto de pesquisa será avaliado pela Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) de acordo com a Agenda de Reuniões (acessar link abaixo), entraram em Pauta da Reunião aqueles projetos que forem protocolizados 10(dez) dias antes de cada Reunião.

5. Os projetos aprovados pela COREA serão divulgados neste site (acessar link abaixo/Projetos aprovados/pendentes) e a autorização deverá ser retirada na DEPE-HUM.

6. No caso de projetos com pendências, o proponente deverá procurar a DEPE-HUM para esclarecimentos dos procedimentos para a resolução das pendências.

7. Inserir a cópia da autorização do HUM na Plataforma Brasil para aprovação no Comitê de Ética (COPEP).

8. Após aprovação do COPEP, entregar na DEPE uma cópia do parecer de aprovação e receber as informações necessárias para o início da pesquisa no HUM.

9. O início da atividade de pesquisa está condicionado à apresentação de cópia do parecer da COREA/COPEP/DEPE.

10. No caso de desistência da pesquisa, a DEPE deverá ser comunicada.

11. A autorização para pesquisa não retirada, no prazo de 30 dias após a divulgação dos pareceres, será cancelada.

12. Após a conclusão da Pesquisa, entregar uma cópia do Relatório final na DEPE para o arquivamento do processo.

13. Contato: (44)3011-9172