Estrutura

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) foi inaugurado em 28 de outubro de 1988 e iniciou suas atividades em 20 de janeiro de 1989. Ao longo desses 20 anos de vida, tem passado por constantes reformulações, expandindo e adaptando-se rumo à uma consolidação enquanto instituição voltada para o ensino, a pesquisa e a assistência.

Recepção de visitas

Recepção de visitas

A estrutura administrativa constitui-se de uma superintendência, assessorada pelas comissões técnica, de ética, de farmácia e terapêutica, e do Centro de Controle de Infecção Hospitalar. Ligada à Superintendência, foram criadas as diretorias Médica; de Enfermagem, Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar; e a Administrativa. Às diretorias subordinaram-se as divisões.

Laboratório de Análises Clínicas

Laboratório de Análises Clínicas

Em 1992, o HUM recebeu os primeiros acadêmicos do curso de medicina. Inicialmente, o hospital tinha caráter de pronto socorro durante 24 horas e seu ambulatório de especialidades ficava alojado em um prédio da prefeitura, ou seja, fora da estrutura física do hospital.

Consultório

Consultório

Também em 1992, após convênio entre a Secretaria do Estado de Saúde e a UEM, o Hemocentro Regional de Maringá foi incorporado ao HUM, com a finalidade de fornecer hemocomponentes aos hospitais de Maringá e região.

hemocentro_recepcao

Neste mesmo ano, o Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, localizado no câmpus universitário, que atende à comunidade estudantil e funcional, nos aspectos de assistência à saúde, passou a integrar a estrutura do HUM. A equipe de saúde hospitalar conta também com o fisioterapeuta em seu quadro funcional.

Alas Clínicas

Alas Clínicas

Em 1993 foram ativadas as unidades de clínica cirúrgica, a ginecologia e obstetrícia, o centro cirúrgico, o berçário, o ambulatório de especialidades e o serviço social.

Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico

Em razão de sua estrutura inicial de pronto socorro, acabou por determinar um problema técnico de espaço físico. O atendimento ambulatorial funcionava no Núcleo Integrado de Saúde III (NIS III), do município, e cedido à UEM. O HUM passa a colocar, neste ano, à disposição do SUS, 72 leitos para internação.

Exames de Imagem

Exames por Imagem

Em 25 de maio de 2004, o HUM recebe uma ambulância UTI móvel do Governo do Estado do Paraná. O hospital comunicou ao Ministério da Saúde o interesse em ser certificado como Hospital Ensino, por meio do oficio número 105/04-HUM, de 11 de junho de 2004.

utimovel

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2004, o HUM recebe a presença do médico Sérgio Barreto e da fisioterapeuta Patrícia Cunha, certificadores do Ministério da Saúde, além da enfermeira Mariléia Rodegheri e do médico Edarme da Silva Ramos, do Ministério da Educação. O HUM foi certificado pela Portaria Interministerial número 2.378, de 26 de outubro de 2004. Efetivou a contratualização por meio da portaria GM número 1.885, em 13 de outubro de 2005.

No ano de 2004, participou do Ciclo de Premiação do Programa Gestão Pública e Cidadania de Experiência Inovadora, oferecido pela Fundação Getulio Vargas e Fundação Ford, com a apresentação do Projeto Mãe Canguru.