Prêmio

Em 2005, o município de Maringá foi homenageado pelo Ministério da Saúde com o Prêmio Bibi Vogel, em razão do desenvolvimento de ações inovadoras na promoção, proteção e apoio a amamentação, na qual a participação do hospital foi de fundamental importância na definição do prêmio.

No dia 17 de agosto de 2005, o HUM oficializou sua participação do Subsistema Nacional de Epidemiologia em âmbito Hospitalar, integrando o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, conforme determinação da portaria número 2.520/GM, de 22 de novembro de 2005.

Em 13 de outubro de 2005, por meio da portaria número 1.885, do Ministério da Saúde, é aprovada a contratualização do HU como Hospital Ensino. Em 2007 foi ampliada a Unidade de Cuidados Intermediários, com o cadastramento de 3 leitos. A solicitação para o credenciamento havia sido feita em setembro de 2006.

Nos dois primeiros dias de abril de 2008, o HUM passa por nova avaliação para recertificação de Hospital Ensino, com a presença dos certificadores Diego dos Santos Araújo (fisioterapeuta)/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde; Edarme da Silva Ramos (médico)/Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação; e de Léo Amaro da Silveira (médico)/Secretaria de Educação Superior/MEC. A nova avaliação foi baseada na portaria interministerial número 2.400, de 2 de outubro de 2007, dos ministérios d Educação e Saúde.

Toda esta complexa estrutura, física e de recursos humanos permite o desenvolvimento de projetos que complementam e ampliam a assistência ao usuário deste sistema, sem perder a perspectiva do ensino e da pesquisa. Assim, são desenvolvidos diversos projetos em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, com os Departamentos da Universidade Estadual de Maringá e o corpo técnico profissional do hospital.