NEMO procura interessados em participar de estudos sobre obesidade

O Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) vai iniciar, em 2018, um estudo com adultos (18 a 50 anos) com sobrepeso ou obesidade, intitulado: Eficácia de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade na avaliação de fatores de risco cardiometabólico e tratamento da obesidade abdominal em dois municípios do noroeste do Paraná.

pequena-exames

O objetivo do estudo é verificar fatores de risco associados ao excesso de peso e avaliar a eficácia de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO) sobre esses fatores de risco. Nesse primeiro momento, serão verificados dados básicos sobre os candidatos: a idade, sexo, grau de escolaridade, peso, altura, circunferência de cintura, pressão arterial e a composição corporal por bioimpedância. Também serão fornecidas as orientações gerais para participar do projeto e serão realizadas algumas avaliações preliminares. É preciso ir com roupas leves e portar sem metais, com duas horas de jejum de água e comida. É preciso que o candidato não tenha realizado nenhuma atividade física durante todo o dia 20 e não tenha feito o consumo de bebidas cafeinadas (café, chá, coca, energéticos etc.)

Os interessados em participar deverão comparecer na primeira reunião, quarta-feira, dia 20, às 19h30, no Auditório do Hospital Universitário de Maringá.

Nos próximos encontros, que acontecerão em janeiro e fevereiro, serão realizados exames bioquímicos (glicemia, triglicerídeos, colesterol), e avaliação da aptidão física (resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade). A partir destes dados, serão organizados os grupos de intervenção que participarão do programa multiprofissional de tratamento da obesidade (PMTO), que inclui a prática regular de exercício físico, com orientação sobre atividade física, nutrição e suporte psicológico.

reuniao-nemo-avaliacoes-preliminares