Plano de Segurança do Paciente

APRESENTAÇÃO
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é um órgão suplementar da Universidade
Estadual de Maringá (UEM), vinculado à Reitoria e, academicamente, ao Centro de Ciências da
Saúde (CCS).

Caracteriza-se como hospital público de ensino, integrante da Rede Sentinela, com capacidade operacional ativa de 123 leitos, para o atendimento das necessidades de saúde da população do município de Maringá e da 15a. Regional de Saúde do Paraná.

Atualmente, o HUM encontra-se em ampliação da sua estrutura física e reformulação de seu
organograma. E, apesar do constante incremento de tecnologias e conhecimentos, bem como do desenvolvimento progressivo de diversas estratégias relacionadas à segurança do paciente, o processo de trabalho e as medidas de melhoria da qualidade ainda são fragmentadas e limitadas a áreas de atuação específicas.

Desde 2013, tornou-se obrigatória a criação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) em
todos pontos de atenção à saúde do território brasileiro, com vistas à qualificação do cuidado em
saúde. Nesse contexto, o Plano de Segurança do Paciente (PSP) é o documento de referência e
apoio, cuja finalidade é apontar situações de risco e descrever estratégias e ações para a gestão
de riscos, e assim, subsidiar a prevenção e a mitigação dos danos decorrentes de incidentes, em todas as fases de atenção à saúde.

O presente PSP terá ações monitoradas por indicadores e será gerido pelo NSP, com revisão e
atualização mediante identificação de novos riscos e/ou necessidade de delimitação de novas
estratégias decorrentes de mudanças do cenário interno ou externo.

Recomenda-se que, cada unidade ou área de trabalho tenha seu plano complementar, alinhado a este PSP e articulado aos demais órgãos ou serviços do HUM.

Veja o conteúdo completo nesse documento.