PESQUISA

INSTRUÇÃO PARA SUBMISSÃO DE NOVOS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO HURM

Todo Projeto de Pesquisa, Ensino ou Extensão, inclusive os Relatos de Casos, a serem desenvolvidos no Hospital Universitário de Maringá (HUM) deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidas as atividades conforme o tipo de estudo descrito abaixo e serem submetidos à aprovação da Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) do HURM.

Todo projeto que envolve uso de informações de  pessoas devem ser submetidos à Plataforma Brasil para aprovação ética, exceto pesquisas de opinião pública, que não necessita de avaliação ética.


Projetos com intervenção nos setores do HURM (entrevistas e/ou procedimentos) 

Os projetos deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidos as atividades e obter a ciência das chefias conforme categorias descritas abaixo: 




Relato de Caso - Orientações CONEP  




Fluxo de Submissão


Somente serão avaliados projetos que estiverem com carta de Submissão assinadas pelo Orientador e responsável(eis) pelo(s) setor(es) de aplicação da pesquisa. 

1. O projeto deverá, OBRIGATORIAMENTE, constar as seguintes informações: Nome da Instituição, Título, Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Fonte dos Recursos Financeiros e Orçamento, Instrumento de coleta de dados, Modelo de Questionário (se for o caso), Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade LGPD, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) ou Termo de Dispensa de TCLE e Cronograma de Execução. Mesmo os relatos de casos devem ser submetidos à avaliação da COREA;

Os documentos devem ser baixados por download em seu computador para preenchimento.


2. Preencher o Formulário de Solicitação de Atividade - CLIQUE AQUI

3. Anexar ao formulário os seguintes documentos:

a) Carta de Submissão de Projeto para apreciação da COREA assinada pelo pesquisador/professor responsável e responsável pelo setor de aplicação da pesquisa (Pessoas autorizadas). Modelo da Carta - CLIQUE AQUI

b) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), se for o caso.

c) Instrumento de coleta de dados.

d) Projeto

Caso o responsável pelo setor de aplicação no HUM seja o próprio pesquisador, deverá ser obtida assinatura do diretor ou superior.

4.  Para a apreciação pela COREA, a submissão do projeto deverá ocorrer no mínimo 10 dias antes da reunião subsequente. O Projeto de pesquisa será avaliado pela Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) nas quintas-feiras das 1a. e 3a. semanas de cada mês (conforme Calendário Abaixo). (No caso de número de submissão menor que 3 projetos, estes serão avaliados ad referendum);

5. Para os projetos aprovados pela COREA que necessitem de apreciação ética será emitido documento de autorização para envio à Plataforma Brasil e encaminhado ao email do proponente. A autorização impressa deverá ser retirada na DEPE-HUM;

6. No caso de projetos com pendências, a COREA enviará o motivo da pendência por email ao proponente para providenciar a resolução das pendências e enviar ao email: hum-corea@uem.br;

7. Após aprovação da COPEP, o pesquisador deverá enviar à COREA (hum-corea@uem.br) cópia digitalizada do parecer de aprovação consubstanciado COPEP, para ser emitida a autorização de início da pesquisa no HUM e receber as informações necessárias;

8. Toda modificação no projeto original (adiamento/prorrogação de prazos, mudanças de equipe, mudanças de protocolo de intervenção, outros), deverá ser enviada por email solicitando emenda ao projeto e informando a modificação (usar o mesmo modelo do Comitê de Ética);

9. Após a conclusão da Pesquisa, entregar uma cópia do Relatório final ou comprovantes de publicação na DEPE.

10. Nos casos de desistência de execução do projeto, notificar a COREA para arquivamento do projeto.

11. No caso de dúvidas, ligar para (44) 3011-9172 .

Calendário 2024/2025

Submissão dos projetos para COREA             Data da Reunião COREA

12/03/2024 a 15/04/2024                                               25/04/2024

Reunião Extraordinária Presencial                               09/05/2024

16/04/2024 a 12/05/2024                                               23/05/2024

13/05/2024 a 26/05/2024                                               06/06/2024

27/05/2024 a 09/06/2024                                               20/06/2024

10/06/2024 a 23/06/2024                                               04/07/2024

24/06/2024 a 07/07/2024                                               18/07/2024

08/07/2024 a 21/07/2024                                               01/08/2024

22/07/2024 a 11/08/2024                                               22/08/2024

12/08/2024 a 25/08/2024                                               05/09/2024

26/08/2024 a 08/09/2024                                               19/09/2024

09/09/2024 a 22/09/2024                                               03/10/2024

23/09/2024 a 13/10/2024                                               24/10/2024

14/10/2024 a 27/10/2024                                               07/11/2024

28/10/2024 a 17/11/2024                                               28/11/2024

18/11/2024 a 01/12/2024                                               12/12/2024

02/12/2024 a 05/01/2025                                               16/01/2025

06/01/2025 a 19/01/2025                                               30/01/2025

20/01/2025 a 09/02/2025                                               20/02/2025


*Ocorrerá reunião caso o número de projetos submetidos seja superior a 3.